segunda-feira, 12 de julho de 2021

Curso prepara agentes para monitoria sanitária de javalis

 


Arte: Ascom/Cidasc

A partir de hoje, 31 de maio, está disponível na plataforma ENA Virtual o curso gratuito, aberto aos agentes de manejo populacional de javalis, desenvolvido pela Coordenação Estadual de Sanidade Suídea da Cidasc, em parceria com a EMBRAPA Suínos e Aves. O objetivo é capacitar os agentes de manejo nas atividades de monitoria sanitária dos animais abatidos e no trânsito de carcaça desses animais.


De acordo com a médica veterinária Sabrina Tavares, o curso traz toda a parte de capacitação para a realização de monitoria sanitária, com ênfase na vigilância de Peste Suína Clássica, e informações sobre os procedimentos a serem realizados e cumpridos durante e depois do abate dos javalis. O curso é totalmente direcionado aos agentes de manejo populacional que atuam em Santa Catarina e que desejam se cadastrar de forma voluntária na coleta de amostras e vigilância desta espécie, considerada invasora e suscetível a doenças que podem também atingir os suínos. O controle é parte do trabalho continuado para que Santa Catarina mantenha as certificações sanitárias que conquistou, como as de Zona Livre de Peste Suína Clássica e Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. 


O curso ficará aberto a todos os interessados, sendo que os agentes que passaram por outro tipo de capacitação em anos anteriores a 2021 devem realizar esse curso online para reciclagem dos novos procedimentos e normativas vigentes. O inscrito poderá emitir o certificado após concluir os estudos e realizar a avaliação final com obtenção de nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete), devendo ficar atento ao prazo máximo de 30 dias após a inscrição para concluir todas as etapas.


Inscrições


Para se inscrever, é necessário criar uma conta na plataforma ENA no endereço www.enavirtual.sc.gov.br. Depois, selecionar “Curso de capacitação para agentes de manejo populacional”.  O curso ficará disponível  durante 30 dias a partir da inscrição e tem carga horária total de 4 horas.


Etapas da Inscrição


1° Acesse o site/ enavirtual.sc.gov.br


2° Clique em criar conta (http://enavirtual.sc.gov.br/login/signup.php) e preencha o cadastro corretamente para que não ocorram problemas na emissão do seu certificado. Após preencher o cadastro, você precisa ir para sua conta de e-mail, e confirmá-lo. Esta confirmação deverá ocorrer em até 4 horas, caso haja problemas, acessar o ícone “esqueceu a senha? Não consegue acesso”? (http://enavirtual.sc.gov.br/login/forgot_password.php).


3° Em seguida vá até o menu principal > Cursos Corporativos> Finalísticos > Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina > Defesa Sanitária Animal > Curso de capacitação para Agentes de manejo populacional. Inscreva-se no curso utilizando a chave de inscrição JAVCIDASC 


Em casos de problemas com o acesso ou dúvidas sobre o curso (conteúdo, inscrição, avaliação e certificação), você deverá entrar em contato com os responsáveis pelo curso, através do e-mail: sanidadesuidea@cidasc.sc.gov.br


Prazos


Após a efetivação da inscrição, o inscrito terá 30 dias para concluir seu curso. Decorrido esse período, o curso ficará indisponível e o certificado não poderá mais ser emitido. O aluno deve ficar atento, pois o bloqueio no acesso ocorrerá no mesmo horário em que a sua inscrição foi realizada.


O curso estará disponível para todos os agentes de manejo que atuam no controle populacional de suídeos asselvajados em Santa Catarina. A participação é de caráter obrigatório aos agentes de manejo que tenham interesse em se tornar voluntários na monitoria sanitária de PSC e por consequência estarem autorizados a realizar o transporte de carcaça dos suídeos asselvajados abatidos. Caso você seja agente de manejo e tenha passado por algum treinamento relacionado ao tema ministrado pela Cidasc ou Embrapa anterior ao ano de 2021, é obrigatória a realização desse curso para reciclagem e novos conhecimentos das normativas que foram publicadas a respeito do tema.


Fonte: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal


Mais informações à imprensa:

Denise De Rocchi

Assessoria de Comunicação – Cidasc

Fone: (48) 36657000

ascom@cidasc.sc.gov.br

www.cidasc.sc.gov.br

www.facebook.com/cidasc.ascom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário